(31) 3281-9605

Meu Carrinho

0 item(ns) - R$0,00
Você ainda não adicionou produtos.

SEMINCINA?

È verdadeiramente necessário
aprender a topologia
para ser psicanalista?
Lacan, 1968

 

Há uma correspondência entre
a topologia e a prática.
Lacan, 1978

 

Impulsionados pelo tema da XXII Jornada, estendemos a pergunta para o nosso trabalho: Por que a topologia? A resposta pode vir de forma rápida e objetiva, com Lacan: “A topologia é a estrutura”. No entanto, o Semincina? tem sido um lugar que se abre às perguntas e leituras do enlace psicanálise/topologia.

Pretendemos percorrer as formalizações lacanianas da topologia nodal e suas implicações com a práxissobretudo as que se relacionam com passagens dos seminários R.S.I.Le Sinthome, e L’insu qui sait de l’une bevue s’aile a mourre, 22, 23 e 24 respectivamente.

Nesses estudos, nos referenciaremos também à topologia de superfícies e aos gráficos que escrevem as estruturas do sujeito para que não se caia no engodo de uma cronologia e classificação ordinal em/de Lacan. A leitura da psicanálise não é linear; acontece sempre de acordo com a estrutura do sujeito, ou seja, de forma não orientável.

Recorreremos aos seminários de Lacan e aos escritos de psicanalistas e matemáticos que contribuíram nas formalizações desse enlace. Certamente, nosso trabalho se refere sempre aos textos de Freud, fundantes da psicanálise.

 

Frequência: Mensal, última sexta-feira do mês
Horário: das 17:30 às 19:00
Local: Aleph - Escola de Psicanálise
Datas: 31 mar. 28 abr. 26 maio; 30 jun.; 25 ago.; 29 set.; 27 out.; 24 nov.

 

COORDENAÇÃO
Maria Augusta Friche 

E-mail: <O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. >

Nota: Solicitamos aos interessados em frequentar esse lugar que se comuniquem antecipadamente com a Secretaria do Aleph - Escola de Psicanálise ou pelo e-mail deste seminário.