(31) 3281-9605

Meu Carrinho

0 item(ns) - R$0,00
Você ainda não adicionou produtos.

Projeto Circuito para Formação Permanente – Temporada 2017

[...] a questão da formação dos analistas
será em uma escola sempre dinâmica,
isto é, não se pode pretender ter encontrado
a “fórmula” correta e final.
A rigor, ela não ficará
terminantemente acabada nunca.
Agenda do Aleph 2016, p. 65.

A formação do psicanalista (entendida como a posta em ato de uma superfície comum de trabalho) implica a análise pessoal e o trabalho no coletivo, isto é, dos analistas na escola, na interlocução constante com outros analistas e não analistas.

Na consequência da implantação do modo de trabalhar em Circuitos, apresentamos uma proposta que visa acolher não apenas aqueles que estão chegando à psicanálise, mas também aqueles que estão chegando à Escola.

Estamos, portanto, no Aleph, desde o ano passado, inaugurando uma nova modalidade de trabalhar com a formação – permanente por definição quando se trata de psicanalistas.

Embora a formação seja permanente, entendemos que há aí etapas, momentos, ciclos diferentes ao longo da vida no exercício da psicanálise. Essa diferença, queremos escrevê-la ao longo da experiência.

Cada um dos participantes que chega ao Projeto Circuito para Formação Permanente (PCFP) passa por uma entrevista com um dos membros da coordenação do PCFP ou das Comissões de Cartel, Ensino e Acolhimento.

O trabalho vem sendo proposto em temporadas. Em 2016, trabalhamos a História da psicanálise; Noções de estrutura (a estrutura da linguagem) e a Constituição do sujeito; Transferência, pulsão e repetição; Constituição do sujeito do inconsciente; Casos clínicos de Freud. E tivemos o início de uma temporada – História da psicanálise: o corte de Lacan –, que prosseguirá com a retomada do PCFP em março.

A primeira temporada de 2017 terá início no dia 10 de março.
A divulgação das temporadas seguintes ocorrerá em fevereiro.
Sejam bem-vindos!

 

Frequência: às sextas-feiras
Horário: das 10:30 às 12:00
Local: Aleph - Escola de Psicanálise

 

COORDENAÇÃO
Bethânia Pena                       
Carolina Nassau
Elisa Arreguy
Graça Curi
Lícia Dias
Mônica Belisário
Valéria Brasil